LOCALIZAR

TRANSLATE

George C. Stebbins

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 62: George Coles Stebbins (1846-1945), também conhecido como George C. Stebbins, ou simplesmente, G.C. Stebbins, foi um estadunidense Protestante-Batista; Camponês; Musicista; Professor de Canto; Diretor Musical; Editor de Hinários; Cooperador Musical da Associação Cristã de Moços - ACM (Young Men's Christian Association - YMCA); Evangelista; Colaborador de Adoniram Judson Gordon, conhecido como A.J. Gordon (1836-1895), de Ira David Sankey (1840-1908) e Dwight Lyman Moody (1837-1899).
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

George Coles Stebbins
George Coles Stebbins.
(1846-1945)
George Coles Stebbins nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1846 na cidade de Carlton, no Condado de Orleans County, no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Durante 23 anos, viveu em uma fazenda como Camponês e aprendeu os serviços relacionados à vida rural.

Simpatizante da arte musical, iniciou os seus estudos nas cidades de Buffalo e Rochester, no Estado de Nova Iorque. Posteriormente, trabalhou como Professor de Canto.

George Coles Stebbins
George Coles Stebbins.
(1846-1945)
Na década de 70, fixou moradia na cidade de Chicago, no Estado de Illinois, ingressando em uma produtora musical - Companhia de Música de Lyon e Healy. Nessa época, com 24 anos, assumiu a Diretoria Musical da Primeira Igreja Batista em Chicago.

Em Chicago, George C. Stebbins conheceu importantes músicos cristãos, inclusive, Ira David Sankey.

G.C. Stebbins alterou a sua residência para a cidade de Boston, no Estado de Massachusetts, onde, com apenas 28 anos, assumiu a Diretoria Musical da Igreja Batista da Rua de Claredon, pastoreada por A.J. Gordon, pastor americano Escritor; Compositor; e Fundador do Gordon College (Faculdade de Artes Liberais) e do Gordon-Conwell Theological Seminary - GCTS (Seminário Evangélico).

Adoniram Judson Gordon
Adoniram Judson Gordon.
(1836-1895)
Adoniram Judson Gordon foi influenciado por Essek William Kenyon (1867-1948), pastor americano da Igreja Batista Nova Aliança, e principalmente, pelos Irmãos Unidos, destacando John Nelson Darby (1800-1882). Nutriu estreito relacionamento com Os Irmãos, afirmando grande benefício espiritual decorrente dessas comunhões. Também foi um leitor de clássicos, principalmente dos Puritanos. Manteve íntima amizade com D.L. Moody e F.B. Meyer (1847-1929), e pregou em Londres com recepção de C.H. Spurgeon (1834-1892).

A amizade do pastor A.J. Gordon com D.L. Moody, proporcionou a inclusão de George Coles Stebbins nas campanhas evangelísticas, contribuindo para o seu reconhecimento como um dos maiores músicos cristãos e editor de hinários do Século 19.

Em 1900, iniciou o seu ministério evangelístico, visitando os países: Índia, Egito, Itália, Palestina, França e Inglaterra.

George C. Stebbins
"Salvos pela Graça"
George Coles Stebbins faleceu em 1945 e foi sepultado no Maple Grove Cemetery, nos Estados Unidos. Seus hinos ainda falam com a Igreja do nosso tempo!!! Em sua lápide consta o testemunho do casal Stebbins: "Salvos pela Graça".

A sua esposa Elma Miller foi muito importante para o seu serviço ministerial evangelístico e musical, auxiliando nos estudos de canto e promovendo estudos bíblicos para senhoras. O filho do casal, George Waring Stebbins, seguindo as vocações do pai, estudou música nas cidades de Nova Iorque e em Paris, servindo como organista em várias congregações no Estado de Nova Iorque.


George Coles Stebbins
George Coles Stebbins.
(1846-1945)
SEUS HINOS:

Tu és o Oleiro, ó meu Senhor, / Eu sou a argila na Tua mão; / Vaso de honra e de louvor / Faz-me, Senhor, com Tua unção.

Vem modelar-me ó Formador, / Pela Palavra do Teu poder; / Manso e humilde faz-me, Senhor, / Cumpre em mim Teu santo querer.
Em Tua forma quero viver, / Servindo a Ti com todo o fervor; / Pela Palavra vem remover / Tudo o que impede o Teu louvor. Tu és o Oleiro (Hinário Congregação Cristã do Brasil).
Longe do mal e perto de Ti eu já estou, ó meu Jesus; / Paz neste mundo eu nunca senti, não tinha Tua luz; / Já livre estou da condenação, já livre estou da ira de Deus; / Tu me livraste da perdição para levar-me aos céus.

Longe do mal, ó meu Guardião, vivo feliz em Teu amor; / Sinto alegria em meu coração, ó justo Salvador; / Com toda a alma eu cantarei hinos e salmos em Teu louvor; / Por toda a vida Te bendirei e Te amarei, Senhor.
Longe do mal Contigo andarei, não temerei o tentador; / Sobre a terra Te honrarei, santo e fiel Senhor. / Vem dilatar o meu coração, vem estreitar-me em Ti, ó Jesus; / Quero amar-Te com devoção, és minha Vida e Luz. Longe do Mal e Perto de Ti (Hinário Congregação Cristã do Brasil).
Um homem chegou-se a Cristo, o Senhor, / E disse-Lhe: "Mestre, és vindo de Deus"; / Porém, respondeu-Lhe o bom Redentor, / Com os conselhos Seus:
Coro: "Terás que renascer, / Terás que renascer; / Se queres entrar nas moradas de Deus, / Terás que renascer."

"Da água e do Espírito quem não nascer, / Jamais poderá ver o reino dos céus, / E nem entrará nele para viver; / Jamais verá a Deus."
Quem crer no Unigênito Filho de Deus, / Já livre da condenação estará; / E a eternidade na glória dos céus / Com Cristo gozará. Terás que Renascer (Hinário Congregação Cristã do Brasil).
Semearei a preciosa semente / Do Evangelho de Cristo Jesus; / Semearei a Palavra potente / Que bons frutos da Graça produz.
Coro: Semearei! Semearei! / Pelo Espírito Santo de Deus; / Ceifarei! Ceifarei! / Vida e Glória eterna dos Céus.

Semearei a Justiça divina / Através deste mundo e de dor / E, na paz, semearei a doutrina, / Sã doutrina do meu Redentor.
A semente eterna celeste, / Gera filhos a Deus, Criador, / Da imagem de Cristo os reveste / E, perfeitos os faz em amor. Semearei! Semearei! (Hinário Congregação Cristã do Brasil).
Um rico de noite chegou a Jesus, / Afim de saber o caminho da Luz; / O Mestre bem claro lhe fez entender, importa renascer.
Coro: Importa renascer, importa renascer, / Com voz infalível o disse Jesus: "Importa renascer"!

Vós filhos do mundo escutai ao Senhor, / Que sempre vos chama com mui terno amor; / Ouvi que o Senhor nunca cessa em dizer: importa renascer.
Ó vós que no santo descanso de Deus, / Quereis ter entrada e viver com os Seus; / Deveis à Palavra de Cristo atender: importa renascer.

Se amados no céu desejais encontrar, / Deveis vossas culpas a Deus confessar; / E a ordem de Cristo com fé acolher: importa renascer. Novo Nascimento (Hinário Cantor Cristão).
Junto ao trono de Deus preparado, tens cristão um lugar dado a ti; / Há prazeres, há gozo exaltado, há delícias profusas ali;

Sim ali, sim ali, de Seus anjos fiéis rodeado, / E cercado de glória e de luz, junto a Deus já te espera Jesus.
Não nos podem na terra os encantos, dar ideia do gozo dali; / Se no mundo os prazeres são tantos, são prazeres que cessam aqui;
Mas ali, mas ali, as venturas eternas concorrem, / Na existência perpétua da Luz, para tornar-te feliz com Jesus.
Conservemos em nossa lembrança, as riquezas do lindo país; / E guardemos conosco a esperança, de uma vida melhor, mais feliz;
Pois dali, pois dali, uma Voz verdadeira não cansa, / De chamar-nos ao Reino da Luz, é a voz divinal de Jesus.
Se quisermos gozar da ventura, que no belo país haverá; / É somente pedir de alma pura, que Jesus Sua graça nos dá;
Pois ali, pois ali, todo cheio de amor de ternura, / Desse amor demonstrado na cruz, nos escuta e recebe Jesus. Junto ao Trono (Hinário Cantor Cristão).


FONTE:

Cyber Hymnal: G.C. Stebbins. http://www.cyberhymnal.org/bio/s/t/e/stebbins_gc.htm.

Portal Luteranos: George Coles Stebbins. http://www.luteranos.com.br/conteudo/george-coles-stebbins-1846-1945.

Harpa Digital: George C. Stebbins. http://harpadigital.jimdo.com/george-c-stebbins/.

Christian Biography Resources: George Coles Stebbins. http://www.wholesomewords.org/biography/bstebbins.html.

Sermonindex.net: Compositor George C. Stebbins. http://www.sermonindex.net/modules/articles/index.php?view=article&aid=6073.

Hinariocentral.net (O Portal de Hinos Evangélicos). http://hinariocentral.net/autor/george-coles-stebbins/.

Editora dos Clássicos: A.J. Gordon. http://www.editoradosclassicos.com.br/28_a-j-gordon.

Um comentário:

  1. muito bom conhecer um pouco da historia desse grande homem.

    ResponderExcluir