LOCALIZAR

TRANSLATE

David Wilkerson

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 47: David Ray Wilkerson (1931-2011), também conhecido como David Wilkerson, foi um estadunidense Escritor; Conferencista; Evangelista; Pastor; Fundador da "Time Square Church" (Igreja Time Square) e da organização sem fins lucrativos "Teen Challenge" (Desafio Jovem), comunidade terapêutica para a recuperação de jovens viciados em drogas, que está presente em aproximadamente 100 países.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB). 
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI). 
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
David Ray Wilkerson nasceu em 19 de Maio de 1931, na cidade de Hammond, no Condado de Lake, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos. Os seus pais eram Pentecostais e viviam num lar cheio de bíblias e orações. O seu avô Jay Wilkerson e o seu pai Kenneth Ann Wilkerson eram evangelistas e exerceram forte influência na vida do pequeno David.

Depois que findou os estudos na escola secundária, ingressou no Central Bible College vinculado à Assembleia de Deus, na cidade de Springfield, no Estado do Missouri.


David Wilkerson e Família
David Wilkerson e Família.
O jovem David iniciou o seu ministério com 14 anos de idade, ministrando diversos sermões. Em 1953, aos 22 anos, casou com Gwen Wilkerson que já conhecia desde a sua adolescência. O casal partilhou a vida comum durante 58 anos até a morte do pastor David Wilkerson em 2011. Da união matrimonial nasceram os filhos: Debbie, Bonnie, Greg e Gary.


David Wilkerson e Família
David Wilkerson e Família.
Gwen Wilkerson faleceu aos 81 anos, em 2012, pouco tempo depois da morte do seu marido.

"Ela (Gwen Wilkerson) tinha uma determinação incrível e inabalável fé, exemplificada ao longo de sua vida em suas inúmeras batalhas com o câncer." Declaração dos filhos.

Depois de casados, David Wilkerson pastoreou diversas igrejas locais nos distritos de Scottdale e Philipsburg, no Estado da Pensilvânia.

Em 1959, aos 28 anos, foi impactado com uma matéria veiculada pela Revista Life acerca de menores infratores integrantes da gangue "Dragões" da cidade de Nova York.

David Wilkerson cresceu em regiões tranquilas dos Estados Unidos e aquela matéria jornalística parecia inacreditável. Ficou revoltado com os assassinatos cometidos pela gangue. O seu coração ficou cheio de encargo por aqueles jovens, desejava ardentemente apresentar o evangelho de Cristo e resgatar a sociedade nova iorquina.

Nova York era uma desconhecida, exceto por algumas visitas à Estátua da Liberdade. Desconhecia as características do público jovem. Os receios eram muitos, mas o chamado celeste para empreitar uma obra cristã no coração de Nova York era muito consistente.

O jovem pastor, realizou vários cultos ao ar livre, ministrando boas novas ao público jovem. O Teen Challenge (Desafio Jovem) foi semeado durante a década de 60.

Final da Década de 60
Final da Década de 60.
Movimento Hippie.
A década de 60 foi caracterizada pelos projetos culturais e ideológicos alternativos iniciados no fim dos anos 50. Muitos movimentos musicais, do teatro e do cinema, foram evidenciados, culminando no rompimento dos valores morais, experiências com as drogas, abandono da inocência, banalização sexual e protestos contra as instituições religiosas e governamentais, definindo o tom da década de 70. Na época surgiram o Feminismo, os primeiros ativistas da bandeira Homossexual e os Hippies. O progresso econômico foi intensificado e os valores morais banalizados.

David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
Muitos criticaram o pastor David Wilkerson por insistir na pregação do evangelho aos jovens rebeldes e viciados em drogas.

Wilkerson alcançou projeção nacional nos Estados Unidos em 1963, depois da publicação do livro "A Cruz e o Punhal". O livro retrata o início do seu ministério nas ruas violentas de Nova York. Atualmente, é considerado best-seller, com mais de 50 milhões de cópias publicadas em mais de 30 idiomas. Foi considerado um dos 100 livros cristãos mais importantes do Século XX. A Revista Christianity Today incluiu o livro "A Cruz e o Punhal" entre os 50 melhores livros para a formação do leitor evangélico.

David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
O livro virou filme em Hollywood, registrando 50 milhões de espectadores. As filmagens foram fiscalizadas diretamente por David Wilkerson. O ator que interpretou o pastor Wilkerson foi aceito depois de muitas orações e entrevistas.

Muitos estudiosos, críticos e historiadores, consideram que o livro "A Cruz e o Punhal" alterou a evangelização do mundo ocidental, inspirando muitos cristãos a testemunharem a sua fé. O movimento Católico-Carismático e o Evangelicalismo-Pentecostal foram muito influenciados pelo best-seller.

Em 1967, David Wilkerson iniciou o Youth Crusades (Cruzadas Juvenis) direcionado aos adolescentes de classe média que viviam aborrecidos e inquietos em busca das drogas, da violência e da anarquia. Muitos jovens cristãos demonstraram entusiasmo e consagração ao serviço Cristocêntrico de evangelização.

David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
O ministério Teen Challenge (Desafio Jovem) alcançou jovens e adultos em todo o mundo. O impacto mundial do ministério é alvo de pesquisas e documentários, e os seus resultados são impactantes. O Desafio Jovem é o maior, mais antigo e bem sucedido programa de recuperação antidrogas, alcançando mais de 170 centros de atendimento nos Estados Unidos e 250 em todo o mundo.

Na década de 70, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, constatou que o êxito do Teen Challenge (Desafio Jovem) alcançava 86% (oitenta e seis por cento) e o índice de reincidência era baixíssimo. A pesquisa reconheceu que o aspecto mais importante do programa antidrogas era "o fator Jesus".

Em 1986, surgiu o encargo pela Time Square Church (Igreja Time Square) que foi inaugurada em 1987.

George W. Bush
George Walker Bush.
Durante décadas de serviço cristão, o ministério de David Wilkerson foi caracterizado pelo Cristocentrismo no ensino, na pregação e na escrita. O seu trabalho foi citado publicamente pelo presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, como um verdadeiro exemplo.

O seu ministério possuía fortes características de advertência. Anunciou aos Estados Unidos que eles enfrentariam uma grave recessão econômica mundial. Alertou sobre a implantação do sistema mundial monetário unificado. Profetizou em 1974 sobre o crescimento, nos nossos dias, do Ocultismo; Homossexualismo, inclusive nos ambientes eclesiásticos; rebelião intensificada e generalizada dentre os jovens; intensificação de perseguição contra os cristãos em diversos países; surgimento de uma grande igreja ecumênica mundial; e o despertar espiritual atrás das cortinas de ferro (União Soviética) e de bambu (China).

Billy Graham
Billy Graham.
Billy Graham foi um dos pioneiros no despertamento espiritual da União Soviética e Watchman Nee participou do avivamento espiritual chinês, enfrentando a oposição de Mao Tsé-Tung.

David Wilkerson também destacou o aumento da violência, resultado do materialismo e consumismo. Empenhou energia para denunciar o estado lamentável do Cristianismo, principalmente, nos países ocidentais. Fundamentado na Bíblia, criticou e combateu a Teologia da Prosperidade, identificando muitos enganos doutrinários nesse movimento, alguns suficientemente graves para colocar esses seguidores em posição prejudicial perante Deus. Denunciou pastores que deixaram de pregar a Cruz, a Santidade, o Pecado e o Juízo. Proclamava: "Evangelho Diluído não é Evangelho de Cristo".

David Wilkerson
Casal Wilkerson.
Afirmava que o Cristianismo na Ásia e na África desfrutaria de vigor e pureza, enquanto no ocidente estaria enfermo pelo materialismo e consumismo.

O casal Wilkerson, deixou 4 filhos, 10 netos e 2 bisnetos. Também deixaram uma grande lacuna no Corpo de Cristo que será preenchida por novos servos de Deus inspirados na Bíblia, nos livros espirituais e nas biografias cristãs.

O legado do pastor David Wilkerson permanece através do Teen Challenge (Desafio Jovem) e da Time Square Church (Igreja Time Square), além dos inúmeros livros de sua autoria e vídeos de pregações.



David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
SUAS PALAVRAS:


"Um pastor me disse que meu período de sequidão era o meio de Deus me mostrar que experiências emocionais não têm valor. Eu sabia que não era o meu caso. Ninguém poderia tirar a profunda experiência de altos louvores que Deus tinha me dado. Conforme o tempo passou me convenci de que eu estava compartilhando de uma experiência que muitos outros crentes conheceram: sequidão e provações espirituais depois de uma nova revelaçãoPenso em T. Austin-Sparks, consagrado pastor inglês e um dos meus escritores favoritos, que agora está com o Senhor. Pessoas que leram sobre as revelações de Austin-Sparks venderam suas casas e se mudaram para Londres apenas para ouvir suas pregações. Ele era considerado tão piedoso que até Watchman Nee aprendeu com ele. Uma mulher americana que também estudou com Austin-Sparks escreveu das confissões que ele fez aos seus alunos sobre seus períodos de sequidão. Ele dizia que cada revelação em sua vida era sucedida por um ataque satânico (...). Resumindo, este homem pagou um preço por cada toque de renovação e revelação que recebia da glória de Deus. No seu livro - O Seu grande amor - Austin-Sparks escreve especificamente disto. Ele diz (em paráfrase aproximada minha): 'Depois que verdades maravilhosas nos são reveladas, é algo doloroso descobrir que não alcançamos o ápice... Para irmos ao estágio mais adiantados da verdade, de revelações - algo precisa acontecer conosco. Atravessamos novas experiências de morte, desolação, vazio, desesperança, para alcançarmos algo mais avançado e profundo na revelação divina. Achávamos que havíamos chegado à plenitude do pensamento de Deus. Achávamos que estávamos realmente crescendo e enxergando. E então tudo isso é como se fosse nada... A minha experiência é que através de uma história assim com Deus - ou seja, de uma história de repetidas desolações e vazios após desvendamentos maravilhosos e revelações - você é arrancado daquele lugar seco para novamente ir mais além, à revelações maiores. E sua visão é ampliada..."

David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
"Simplificando, terra seca é um caminho. E se você está nele, então você está indo para algum lugar; não está perdendo terreno ou andando para trás; o seu deserto é o plano do Senhor, obra d'Ele em sua vida, milagres d'Ele a serem realizados. Você está se movendo em direção à uma revelação, à uma nova vitória em Cristo, a caminho de algo maior."



David Wilkerson
David Wilkerson.
(1931-2011)
"Descrevi uma de minhas próprias experiências áridas e as de T. Austin-Sparks. Eu lhe pergunto, que experiências você teve com altos e baixos espirituais extremos? Eu relembro: o período de sequidão - o abatimento no seu espírito - é conhecido principalmente daqueles que Deus pretende usar; de fato, é comum a todo aquele que Ele prepara para se aprofundar e avançar mais em Seus caminhos.Ao olhar atrás para a sua própria experiência árida, pergunte-se: tal período foi o que se seguiu a um renovo do Espírito em sua vida? Talvez você tenha vivido um despertar de renovação. Você voltou à oração sincera, pedindo ao Senhor: 'Toca-me, Jesus. Eu me sinto morno. Tenho consciência de que meu trabalho para contigo não está avançando como deveria. Estou faminto por Ti mais do que jamais estive antes. Quero zelo pela Tua obra: orar pelos doentes, salvar os perdidos, trazer esperança aos que a perderam. Renova-me, Senhor. Quero ser usado para o Teu reino em maior medida'. Por ter se tornado sério com Deus, suas orações começaram a ser respondidas. Você começou a ouvir a voz de Deus claramente. A intimidade com Ele estava maravilhosa, seu zelo estava crescendo, e você sentia o mover d'Ele em sua vida tão claramente.Então, um dia, você acordou e os céus pareceram frios como metal. Você foi excluído e não sabia por que. As orações pareciam uma agonia, e você não ouvia a voz de Deus como antes. Seus sentimentos pareciam mortos, seu espírito seco e vazio. Desde então você tem vivido apenas pela fé.Amado, não entre em pânico! E não se culpe. Eu conheço esse tipo de mergulho pessoalmente, do ponto mais alto da montanha até o fundo do poço. Pedro fala disso especificamente, aconselhando-nos a não pensar que algo estranho esteja acontecendo conosco: 'Não estranheis a estranha provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação de Sua glória vos regozijeis e exulteis' (1 Pedro 4:12-13)."

"Estou cansado da música que faz jovens pularem ao invés de dobrarem os seus joelhos."




FONTE:

Livro: David Wilkerson - A Última Advertência.
Autor: Nicky Cruz.
Editora: Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD. (Brasil).
Páginas: 163.

World Challenge: David Wilkerson Ministries http://www.worldchallenge.org/pt/taxonomy/term/202.

Águas Vivas: Um Profeta na Selva de Cimento - David Wilkerson http://www.aguasvivas.ws/revista/64/espigando1.htm .

Edificados na Verdade: David Wilkerson http://edificadosnaverdade.blogspot.com.br/2013/04/biografia-david-wilkerson.html.

History Makers: David Wilkerson http://www.historymakers.info/inspirational-christians/david-wilkerson.html.

4 comentários:

  1. uma benção de Deus pra nossa geração! Que o Senhor possa levantar outros servos como ele na terra, nessa época de falsos evangelhos e falsos apostolos. David wilkerson foi um profeta do Senhor no nosso tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Ficamos encorajados com as suas palavras e também rogamos ao Senhor Deus para levantar homens e mulheres para apregoarem o Evangelho Cristocêntrico para a Salvação.

      Excluir
  2. Inspirador ver o chamado destes homens de Deus.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo pelo abençoado blog,com as biografias desses profetas modernos, homens de Deus, inspirados pelo seu santo espirito,que vem tabem a nos inspirar a buscarmos a cristo em espirito, e em verdade, para servir a ele, e ao seu reino e sua justiça,e buscarmos nos encontrar no centro da vontade do Deus altissimo!

    ResponderExcluir