LOCALIZAR

TRANSLATE

Jesús Hermírio Vásquez Ramos

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 39: Jesús Hermírio Vásquez Ramos (1917-2014) foi um peruano Pentecostal; Professor; Pastor; Missionário; Pioneiro e Co-fundador do movimento "Quadrangular" no Brasil, conhecido como Igreja do Evangelho Quadrangular. Também foi um dos responsáveis pela maior campanha evangelística e de avivamento que o Brasil já presenciou, a Cruzada Nacional de Evangelização.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Jesús Hermírio Vásquez Ramos
Jesús Hermírio Vásquez Ramos.
(1917-2014)
Jesús Hermírio Vásquez Ramos nasceu no dia 22 de Julho de 1917, na cidade de Huayllacayán, na Província de Bolognesi, na República do Peru.

Ainda menino, em 1926 aos 9 anos de idade, foi alcançado para o Evangelho de Cristo através da pregação realizada por missionários itinerantes.

Aos 14 anos de idade, saiu da casa dos seus pais, Sr. Feliciano Vásquez e Sra. Artemia Ramos, para estudar. Três anos depois, voltou para a sua cidade natal e começou a trabalhar como professor primário. Nesse período de estudos continuou ouvindo diversas pregações ministradas por pastores itinerantes. A Palavra de Deus sempre impactava o seu viver, deixando marcas profundas no seu interior.

Na sua juventude foi picado por um escorpião que provocou dores terríveis, precisando ficar vários dias de repouso, aproveitando o momento para ler e estudar o Novo Testamento. Depois de recuperada a saúde, foi convidado para assistir as pregações de pastores Protestantes que estavam no Distrito de Ocros. Ele aceitou o convite e compareceu ao culto, retornando à sua casa com uma Bíblia e um Hinário (Harpa Cristã).

Em 1937, com 20 anos de idade, foi fortemente impactado pelo Espírito Santo. Nesse período, decidiu servir integralmente ao Senhor e alterou a sua residência para Lima, capital do Peru, aproveitando a oportunidade para estudar no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus. Terminados os seus estudos, viajou para a Bolívia ministrando o Evangelho de Cristo para os índios Sirionós, custeando todas as suas despesas para a pregação do evangelho.

No ano de 1940, através do missionário Claire Martin da Igreja do Evangelho Quadrangular, Jesús Hermírio recebeu uma licença assinada pela Sra. Aimee Semple McPherson para ministrar o evangelho aos indígenas. Depois dessa licença, ele ingressou oficialmente no Movimento Quadrangular, começando a receber auxílios financeiros para o custeio das despesas no ministério.

Jesús Hermírio Vásquez Ramos
Jesús Hermírio Vásquez Ramos.
(1917-2014)
Em 1943 conheceu a Sra. Florinda Angela Ortiz, sua futura esposa. A cerimônia do casamento foi realizada no dia 15 de Abril de 1944, na Bolívia, em Puerto Sucre.

O casal Vásquez iniciou os trabalhos da Igreja do Evangelho Quadrangular na Bolívia. Jesús Hermírio conheceu posteriormente alguns brasileiros que trabalhavam na Companhia Americana de Borracha, despertando forte encargo pelo povo brasileiro.

Rompendo as barreiras denominacionais, contatou lideranças da Assembleia de Deus e da Batista no Brasil, objetivando o início dos trabalhos missionários da Igreja do Evangelho Quadrangular em solo brasileiro.



Em 1945, a família Vásquez ingressou no Brasil, estabelecendo moradia em Porto Velho, no Estado de Rondônia. Posteriormente,  Jesús Hermírio Vásquez Ramos foi para a cidade de Belém, no Estado do Pará, substituindo um pastor da Assembleia de Deus vitimado pela intolerância religiosa que promoveu o seu apedrejamento.

Jesús Hermírio Vásquez Ramos
Esquerda: Jesús Hermírio Vásquez Ramos.
Direita: Harold Edwin Willians.
O pastor Hermírio Vásquez Ramos foi o responsável para influenciar a vinda do missionário Harold Edwin Williams para o Brasil, depois de breve estadia na Bolívia.

Jesús Vásquez Ramos realizou trabalhos missionários nas cidades de Porto Velho, no Estado de Rondônia; Belém, no Estado do Pará; Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais; São Paulo, São João da Boa Vista, Santa Bárbara d'Oeste, Lins, Botucatu, Capivari, Americana e Piracicaba, no Estado de São Paulo; dentre outras cidades.

Em 12 de Março de 1955, começaram os trabalhos missionários na cidade de Piracicaba-SP. Através do sistema de evangelização com tendas para os cultos, o trabalho expandiu atingindo boas proporções no campo missionário.

O missionário Jesús Hermírio Vásquez Ramos conheceu o evangelista Jayme Paliarin que fora membro da Assembleia de Deus, que em Piracicaba-SP foi conduzida e pastoreada durante décadas pelo pastor pioneiro Enock Morgado. Paliarin iniciou o seu ministério em Piracicaba-SP, ingressou no Movimento Quadrangular, alcançando projeção na Igreja do Evangelho Quadrangular.

A Igreja do Evangelho Quadrangular cresceu em Piracicaba-SP. Nos cultos compareciam centenas de pessoas que eram salvas e curadas de suas enfermidades. A pregação do evangelho era simples e salvífica, dispensando atrativos superficiais.

Jesús Hermírio Vásquez Ramos
Jesús Hermírio Vásquez Ramos.
(1917-2014)
Os primeiros cultos em Piracicaba-SP foram realizados debaixo de uma tenda de lona, no terreno localizado na Avenida Independência esquina com a Avenida Armando de Sales Oliveira, onde funciona o Teatro Municipal "Dr. Losso Netto". O terreno de propriedade da Prefeitura Municipal de Piracicaba-SP era utilizado para montagens de circo e parques de diversão itinerantes, mas também foi cedido para a realização de cultos promovidos pela Igreja do Evangelho Quadrangular através de tendas, sistema de evangelização que integrou a famosa Cruzada Nacional de Evangelização. Posteriormente, foi utilizado para os cultos em tendas um terreno localizado na Avenida Independência esquina com a Rua Benjamin Constant.

Muitas pessoas foram alcançadas para o Evangelho de Cristo através do Movimento Quadrangular, assim foi alugado o primeiro local de cultos na Rua Ipiranga, nº 1.424. Depois foi adquirido um terreno na Avenida Independência esquina com a Rua Alfredo Guedes, que fora trocado por um terreno na Rua Floriano Peixoto, nº 1.707, no bairro Alto, em Piracicaba-SP. O pastor Adolfo Sarmento foi o responsável pela construção da sede na Rua Floriano Peixoto.

O primeiro templo construído pelo Movimento Quadrangular em Piracicaba-SP está localizado na Avenida Santa Lídia, nº 602, bairro Areião, próximo do Shopping Piracicaba.

Depois do falecimento do Rev. Misael Bozon Penteado, no mês de Janeiro de 1992, a condução dos trabalhos ficou sob responsabilidade do Rev. Marcos Antonio de Oliveira que assumiu a superintendência da região de Piracicaba-SP.

Barjas Negri
Esquerda: Vereador e Pastor Marcos Antonio de Oliveira.
Direita: Prefeito de Piracicaba-SP, Barjas Negri.
Centro: Pastor Jesús Hermírio Vásquez Ramos.

O pastor Marcos Antonio de Oliveira também assumiu o pleito de vereador (2009-2012). Na oportunidade, conseguiu ampliar os benefícios das instituições religiosas em Piracicaba-SP. Antes, as instituições proprietárias de imóveis utilizados para cultos eram contempladas pela isenção de IPTU, mas aquelas que eram locatárias não gozavam do benefício que era restrito à condição de proprietário. Através de projeto de lei e discussão com o plenário da Câmara de Vereadores e com o Poder Executivo, o benefício também foi estendido para as instituições religiosas que são locatárias.

Durante o seu mandato, no dia 12 de Março de 2010, também concedeu o título de cidadão piracicabano ao pastor Jesús Hermírio Vásquez Ramos, na época com 93 anos, conforme Decreto nº 01/10 aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.


Jesús Hermírio Vásquez Ramos
Jesús Hermírio Vásquez Ramos.
(1917-2014)
SUAS PALAVRAS:

"Um dia estaremos perante o juiz imparcial, o Deus onipotente, onisciente, para prestarmos contas por aquilo que praticamos. Vamos honrar nosso ministério, procurando que o Evangelho brilhe cada vez mais. Fujamos daqueles que pregam doutrinas que não são do Senhor Jesus Cristo, mas sim de homens e demônios. Não precisamos de lenço ungido, fita verde, fita amarela, água no copo, hora marcada para oração, revelação que não é revelação. Não brinquemos com os dons do Espírito Santo... Não tenhamos a obra como emprego, nem sejamos empregados. Não façamos o que queremos, mas sim o que o Senhor quer de nós."

FONTE:




Um comentário:

  1. "Não tenhamos a obra como emprego, nem sejamos empregados. Não façamos o que queremos, mas sim o que o Senhor quer de nós." Nunca ouvi nada parecido com essa frase, um exemplo de vida .

    ResponderExcluir