LOCALIZAR

TRANSLATE

Aimee Semple McPherson

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 40: Aimee Semple McPherson (1890-1944), também conhecida como Irmã Aimee, foi uma canadense Pentecostal; Missionária; Evangelista; Fundadora da Foursquare Gospel Church (Igreja do Evangelho Quadrangular); e Pioneira do evangelismo midiático através de Radiodifusão.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
McPherson nasceu em uma fazenda no dia 9 de Outubro de 1890 em Salford, na Província de Ontario, no Canadá, e recebeu o nome de Aimee Elizabeth Kennedy.

Seus pais, Sr. James Kennedy e Sra. Mildred, eram fazendeiros e experimentaram o trabalho árduo das atividades rurais.

Eles eram Protestantes, o Sr. Kennedy era Metodista e a Sra. Mildred participava do Exército da Salvação. O avô materno de Aimee foi um líder no Salvation Army (Exército da Salvação) que foi fundado pelo pregador Metodista britânico Sr. William Booth (1829-1912).

O Salvation Army (Exército da Salvação) é uma denominação com princípios cristãos que mantém uma hierarquia e administração inspirados no regime militar, ou seja, obediência e disposição. Além do objetivo cristão espiritual, também focalizam a ajuda humanitária alcançando projeção entre as maiores instituições de caridade do mundo.

As influências dos pais de Aimee McPherson foram muito importantes durante a sua infância, no entanto, ela enfrentou dificuldades na adolescência, recebendo influências negativas provenientes de filmes e livros seculares. Também foi impactada pela Teoria da Evolução de Charles Darwin (1809-1882). Quando oportunidades surgiam, ela interrogava seu pai: "Existe Deus? Como o senhor sabe de Sua existência?".

As suas dificuldades acerca da Fé cristã foram superadas. Aimee Semple McPherson aceitou o Senhorio de Cristo e a Sua Palavra como Verdade para o objetivo dado por Deus às Escrituras - Salvação e Vida Eterna.

Robert Semple
Robert James Semple.
1º Esposo de Aimee Semple McPherson.
Em 1907, conheceu o Sr. Robert James Semple que fora missionário Pentecostal na Irlanda. No ano de 1908, a Irmã Aimee casou com este missionário, mas uma fatalidade ocorreria, durante um serviço missionário com passagem pelos países da Europa e Ásia, desembarcaram em Hong Kong, aonde Robert Semple foi vitimado pela malária, falecendo em 19 de Agosto de 1910, deixando Aimee Semple viúva com apenas 19 anos de idade e grávida de seis meses. Depois que nasceu a filha do casal, Roberta Star Semple, mãe e filha voltaram para os Estados Unidos.

Harold McPherson
Harold Stewart McPherson.
2º Esposo de Aimee Semple McPherson.
Nos Estados Unidos, enquanto recuperava do seu luto, Aimee Semple começou a frequentar o Exército da Salvação juntamente com a sua mãe, e na cidade de Nova York conheceu o Sr. Harold Stewart McPherson que exercia funções de contabilidade. O casal foi unido em matrimônio no dia 5 de Maio de 1912. Em 1913 nasceu o filho do casal, Rolf Kennedy McPherson.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
Aimee Semple McPherson sentia forte encargo pela pregação do evangelho. Regularmente, viajava com a sua mãe ajudando nas reuniões de avivamento realizadas pelo Exército da Salvação por todo os Estados Unidos. Tais viagens incomodavam o seu esposo, Sr. Harold McPherson que não cultivava vocação evangelística, ao contrário, suas atividades de contador mantinham suas atenções fixadas em problemas diários e seculares. Depois de nove anos de casamento, em 1921, o seu esposo pediu o divórcio.

A Irmã Aimee sentiu as consequências do amor ao Evangelho de Cristo. O seu primeiro esposo faleceu em campanha missionária e o segundo esposo solicitou o divórcio porque ficava incomodado com a pregação do evangelho, mas ela olhou para a cruz de Cristo e continuou trilhando o caminho do cristão aos pés de Jesus.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
Aimee Semple McPherson foi consolada pelo Senhor Jesus que através do Espírito Santo intensificou o seu encargo pelos povos. Os Estados Unidos começaram a desfrutar de reavivamentos, voltando para as Escrituras Sagradas e valorizando a vida espiritual guiada pelo Espírito Santo. McPherson ajudou a espalhar o fogo Pentecostal na América do Norte, sendo comum a condução de reuniões cristãs com aproximadamente 30.000 pessoas.

Influenciada pela doutrina Arminiana, seus sermões apresentavam um Deus amoroso com braço continuamente estendido em Cristo Jesus aos pecadores. A mensagem central de suas pregações era o arrependimento para a salvação. Rompeu barreiras raciais, valorizando todos os povos e nações. Suas ministrações alcançavam os pobres estadunidenses e imigrantes marginalizados, mas também influenciavam a elite americana, atingindo políticos e atores de Hollywood, inclusive, um desses atores, Harold Edwin Williams, aceitou a Jesus Cristo e abandonou os holofotes do cinema para servir à Cristo como missionário.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
O seu ministério Pentecostal era recheado de milagres e curas de enfermidades físicas, psicológicas e espirituais. Aimee Semple McPherson não concordava com a manipulação de massas populares para benefícios próprios, assim, sempre solicitava para a Associação Médica Americana que investigasse as curas declaradas pelos fiéis. A Associação constatou que a maioria dos depoimentos declarados eram autênticos e maravilhosos.

Ela desejava construir um Centro de Evangelismo Interdenominacional que fosse um local útil para os irmãos cristãos Pentecostais e Tradicionais. No dia 1º de Janeiro de 1923, foi inaugurado o Angelus Temple. Aimee McPherson, com 32 anos, não desejava fundar uma denominação, mas servir ao Corpo de Cristo, ajudar todos os crentes em Jesus e alcançar os incrédulos.


Angelus Temple
Angelus Temple. (Ano 1923).
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

O Angelus Temple ficava lotado em suas reuniões cristãs. Era frequente cultos com mais de 5.000 pessoas. Espontaneamente surgiram serviços e ministérios, provocando o surgimento de uma organização que chamar-se-ia de Foursquare Gospel Church (Igreja do Evangelho Quadrangular).

Surgiram obreiros e pastores para ajudarem na organização. Objetivando o aperfeiçoamento intelectual e espiritual dos servos cristãos, foi idealizado uma instituição educacional para o serviço cristão denominada Life Bible College, o primeiro Instituto Bíblico Quadrangular. O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi invadido pelo Movimento Quadrangular e missionários foram enviados para vários países.

Bandeira Quadrangular
Bandeira Quadrangular.
Aimee Semple McPherson promoveu a Bandeira Quadrangular que fora costurada em 1931, para que o sol sempre brilhasse sobre ela, porque "O Senhor é a nossa bandeira!" (Êxodo 17:15).

O significado das cores seguem a inspiração bíblica. O Vermelho declara a salvação pelo sangue de Jesus. O Amarelo demonstra o batismo com o Espírito Santo. O Azul mostra a cura que desce do alto, porque Jesus é o Grande Médico. A púrpura é a cor da realeza, demonstrando que Jesus Cristo é o Rei que voltará.

No canto superior esquerdo da bandeira tem um Quadrado que significa que a Bíblia está aberta e acessível. O número 4 mostra o Evangelho Quadrangular. A cruz aponta o sacrifício de Jesus Cristo. As franjas amarelas nas laterais da bandeira mostram o espírito missionário, ou seja, o Evangelho Quadrangular envolvendo o mundo.

Tribos, povos, nações e línguas foram alcançados para o Evangelho Quadrangular declarando que "Jesus Salva!; Batiza com o Espírito Santo!; Cura as Enfermidades!; e O Rei Jesus voltará!".

Símbolos Quadrangular
Símbolos Quadrangular.
A inspiração do nome Quadrangular (Foursquare) começou primeiramente com uma mensagem com o título Evangelho Quadrangular, pregada por Aimee Semple McPherson em Oakland, na Califórnia, em 1922. Ela apresentou os quatro aspectos da pessoa do Senhor Jesus: Salvador; Batizador no Espírito Santo; Grande Médico; e o Rei que voltará, que constituem os símbolos Quadrangular.

A mensagem do Evangelho Quadrangular foi retirada da profecia sobre o Messias no Velho Testamento contendo a visão do profeta Ezequiel, no Capítulo 1, chamado de "as quatro faces", bem como da encarnação e viver do Senhor Jesus retratado pelos Evangelhos no Novo Testamento.

Também foram utilizadas as passagens bíblicas sobre o Tabernáculo e suas medidas (Êxodo 37:25), o Templo de Jerusalém (Ezequiel 40:47) e da Cidade Celestial (Apocalipse 21:16). Concluímos que o nome "Quadrangular" foi inspirado totalmente na Bíblia e na pessoa de Jesus Cristo.


Templo dos Anjos
Angelus Temple.
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Irmã Aimee foi pioneira na utilização do poder midiático para promover a mensagem de Cristo. A rádio foi muito utilizada para a propagação da mensagem da cruz. Ela foi a primeira mulher a ministrar um sermão para multidões através da radiodifusão. Na década de 30, a sua voz era uma das mais conhecidas nos Estados Unidos.

Ela construiu uma estação de rádio KFSG e foram instaladas duas torres no cume do Angelus Temple, iniciando uma nova era nas pregações de Aimee Semple McPherson e suas mensagens alcançavam a Austrália e diversos países na África.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
Naquela época as mulheres enfrentavam dificuldades nas sociedades em diversos países. O voto feminino era tabu em algumas sociedades. Comunidades religiosas eram lideradas pelos homens. Nesse contexto social, Aimee McPherson, percorria os Estados Unidos utilizando um veículo para a pregação do evangelho sob prisma Pentecostal, enfrentando as dificuldades herdadas da viúves do primeiro casamento e a discriminação do divórcio do segundo casamento, além dos seus filhos pequenos.

Os crentes do Movimento Quadrangular faziam um relógio de oração contínua de 24 horas. Um espaço do Angelus Temple foi destinado para a oração sem cessar, iniciando a intercessão pelas missões. A atividade recebeu o nome de Torre de OraçãoAimee Semple McPherson compilou uma Declaração de Fé e escreveu o Hino Oficial Quadrangular.

As atividades sociais também estavam presentes na vida de McPherson. Desde a sua meninice, ajudava os serviços de caridade da Igreja Metodista e posteriormente os serviços sociais do Exército da Salvação. O Angelus Temple contava com um Departamento de Assistência Social que alimentou e vestiu milhões de vítimas da 2ª Guerra Mundial.

Aimee McPherson, durante uma campanha missionária no México, foi infectada com um bacilo que começou a prejudicar as paredes do seu sistema digestivo-intestinal. Em 1944 estava com problemas renais, mas seus familiares acreditavam que sua saúde estava melhorando.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
Ela consumia medicamentos para combater a insônia, todavia, os problemas originados com o bacilo associados aos medicamentos que consumia para dormir, contribuíram para a sua morte em 1944, provocando uma overdose acidental. O legista declarou que os comprimidos para a insônia não provocariam a sua morte se não existisse a doença renal.

O seu filho, Rolf Kennedy McPherson, assumiu os trabalhos e direção da Igreja do Evangelho Quadrangular, ajudando no crescimento e estabilidade da denominação durante 44 anos até a sua aposentadoria em 1988.

O relatória anual de 2010 apontou 1.865 igrejas locais nos Estados Unidos e 66.154 igrejas locais espalhadas por 141 países, contando com 82.588 ministros e 8,7 milhões de fiéis que estão ouvindo que Jesus Salva!

Encerramos este arquivo com um vídeo biográfico de Aimee Semple McPherson.








FONTE:

Livro: Mulheres Pregadoras em Chamas - Descubra os segredos das grandes pregadoras para preparar e pregar mensagens com excelência e poder.
Autor: Edino Melo.
Editora: Ferramenta. (Brasil).
Páginas: 136.

Vídeo do You Tube sobre Aimee Semple McPherson.





14 comentários:

  1. Gostei especialmente de Aimee Mcpherson, com sua vida consagrada, muitas lutas mas, tb perseverança, acabou fundando a poderosa Igreja do Evangelho Quadrangular!
    Excelente trabalho o seu, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lutas e adversidades dos filhos de Deus são muitas nesta Terra, mas através de Suas misericórdias, superamos dificuldades e plantamos o Testemunho de Cristo para as nações. Graça e Paz!!!

      Excluir
  2. Tem uma biografia maravilhosa dela chamada "Least of All Saints: The Story of Aimee Semple McPherson - Robert Bahr", e também tem o filme da vida e ministerio dela, tambem chamado "Aimee Semple McPherson, o filme". Recomendo a Todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas recomendações, somos agraciados pelo Senhor através dos exemplos deixados pelos servos dEle no transcorrer da História.

      Excluir
  3. ela fez 105 hinos gostaria das letras onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cristiana Arrelaro, aconselho o contato com aqueles irmãos que frequentam a Igreja do Evangelho Quadrangular (Fundada pela McPherson), principalmente, com os seus pastores.

      Graça e Paz!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, boa tarde. Li também a biografia da fundadora da Igreja Quadrangular e também tive acesso a esse site que fala sobre os escândalos pentecostais de Aimee Semple, fiquei em dúvidas, porque em um artigo grande como esse, e não foi ressaltado nenhum de seus escândalos, ou será que os Sites que li a mesma coisa sobre ela estão equivocados? Aguardo pela resposta. Sou um dos responsável pelo Portal Teologia & Missões, e lá temos também muitas biografias dos pais da igreja primitiva e atuais, e fui pesquisar sobre ela e encontrei esses artigos.
    http://www.baptistlink.com/creationists/aimeemcpherson.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou melhor, li aqui sobre a sua vida e também em outros Sites aonde dão ênfases aos seus escândalos. Michael Rossane

      Excluir
    2. Ou melhor, li aqui sobre a sua vida e também em outros Sites aonde dão ênfases aos seus escândalos. Michael Rossane

      Excluir
    3. Graça e Paz!
      Todas as personalidades são envolvidas em problemas, no contexto cristão não é diferente.
      No Blog procuramos enfatizar as virtudes.
      A minha formação é Direito e nessa campo do Direito de Família (Casamento, Divórcio, etc) existem muitas versões apaixonadas, nas quais não entro no mérito.
      Acerca das loucuras Pentecostais indico o livro O Caos Carismático de John MacArthur.

      Excluir
  7. EXEMPLO PARA TODOS QUE SE DIZEN CRISTÃO

    ResponderExcluir