LOCALIZAR

TRANSLATE

Witness Lee

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 27: Li Changshou (1905-1997), mais conhecido no Ocidente como Witness Lee, foi um chinês Editor; Escritor; Erudito; Conferencista; Biblicista; Eclesiologista; Localista; MonergistaDispensacionalista; Mestre Adenominacional; Líder Restauracionista; e Pioneiro do Movimento Restauração do Senhor nas Américas. Frequentou reuniões com os Batistas, foi aperfeiçoado pelo movimento "Irmãos Unidos" e experienciou durante alguns anos o "Pentecostalismo". Seu legado cristão ficou mais conhecido através da "Restauração do Senhor" e na fundação da editora Living Stream Ministry - LSM que atualmente publica as suas obras e as de Watchman Nee.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Li Changshou nasceu no ano de 1905 em Chefoo, uma cidade do norte da Província de Shandong, na China.

Quando o cristianismo chegou à China séculos atrás, apenas uma tradução pobre dos quatro evangelhos estava disponível. Coitados dos chineses! / O avô materno de minha mãe foi um Batista do Sul, que acabou levando-a ao cristianismo. Ela estudou na escola da Missão Americana Batista do Sul e, quando era adolescente, foi batizada na Igreja Batista do Sul, em 1885. Eu nasci em 1905. Ela levou-me a ter contato com sua Igreja Batista em Chefoo. Estudei numa escola primária chinesa Batista do Sul e na faculdade da missão inglesa operada pelos Presbiterianos americanos em Chefoo. / Depois de uma grande demora de minha parte, no segundo dia do ano novo chinês em 1925, decidi, de manhã bem cedo, frequentar os cultos da Igreja Independente Chinesa. Depois de dois meses e meio, eles batizaram-me por aspersão, tomando-me como membro. Mas apenas algum tempo depois é que, na verdade, fui salvo e voltei-me ao Senhor pela pregação da irmã Peace Wang. / Logo fui levado a frequentar a Assembleia dos Irmãos Unidos [facção de Benjamin Newton] em nossa cidade. A maneira como eles explicavam a Bíblia e ensinavam as verdades bíblicas atraíam-me muito. Desde o ano em que fui salvo, frequentei assiduamente suas reuniões por sete anos. Witness Lee.

Peace Wang, também conhecida como Peizhen Wang, nasceu em Abril de 1899 na cidade de Xiuning, na província de Anhui. Seu nome significa: "a que conduz a verdade". Ela aceitou a fé cristã em 1918 e sua família ascendente era importante no contexto chinês. Seu avô assumiu elevados postos oficiais no Governo Imperial Qing, servindo como comandante, chefe provincial, comissário imperial, superintendente do Arsenal Nacional de Hanyang em Hubei e ministro imperial. Seu pai se formou na Academia Militar de Cadetes japonesa e foi professor na Academia Militar de Baoding. Peace Wang recebeu ótima educação escolar e aprendeu tarefas domésticas, pois sua madrasta queria que ela fosse uma mulher refinada. Posteriormente, enfrentando resistências, estudou na Faculdade Teológica para Mulheres de Naijing.

Dora Yu
Dora Yu.
(1873-1931)
Dora Yu exerceu forte influência sobre Peace Wang. O testemunho e a história de salvação e consagração de Peace agitaram toda a cidade de Chefoo. Muitos jovens intelectuais de famílias cristãs compareceram para ouvir as suas pregações. Entre os curiosos, havia um jovem de baixa estatura chamado Li Changshou - mais tarde chamado de Witness Lee - que experimentou uma poderosa renovação espiritual pela pregação de Wang. Como Watchman Nee, ele também consagrou sua vida para servir ao Senhor imediatamente após a reunião.

Também gostaria de ter comunhão a respeito da leitura de biografias espirituais. As melhores biografias cristãs são aquelas a respeito de pessoas como Hudson TaylorGeorge MüllerD.L. Moody e Charles Spurgeon. Todas essas biografias são proveitosas em muitos aspectos concernentes à vida cristã individual. São muito úteis até certo ponto, e eu pessoalmente ganhei bastante com elas. Li a maioria delas na juventude.  Witness Lee.

Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Nasci no cristianismo e desde a infância ouvi acerca de Cristo. Entretanto, só fui salvo com dezenove anos. Sabia sobre Jesus e era a favor do cristianismo, mas não fui salvo antes de o Filho de Deus ser revelado em mim. Um dia, quando eu tinha dezenove anos, Deus brilhou no meu interior e recebi revelação do Senhor Jesus. Naquele instante comecei a ter contato direto, pessoal com Ele e a conhecê-Lo como uma Pessoa viva [não contato exterior e físico, mas desfrute interior]. Eu O toquei e fui tocado por Ele [Jesus]. Entre Ele e mim havia comunicação viva, contato vivo. Todos precisamos ter contato direto, pessoal e vivo com a Pessoa viva do Filho de Deus. / Ore para que você tenha tal visão da Pessoa viva do Filho de Deus. Ore também para que outros tenham essa visão. Ore para que vejam essa Pessoa viva e se importem com Ele [Jesus] (...). Precisamos orar para nos importar com essa Pessoa viva mais do que com qualquer outra coisa, até mesmo mais do que com a Vida da Igreja. Sem tal Pessoa viva como realidade e conteúdo da vida da igreja, até mesmo a vida da igreja se tornará uma tradição. Como é vital que vejamos essa Pessoa viva [Jesus]! / Embora tenhamos um bom conhecimento da doutrina bíblica, nosso encargo não é ministrar doutrinas; é ministrar o Filho vivo de Deus... Witness Lee.
Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Deixem-me contar-lhes algo da minha história. Nasci no cristianismo organizado. Depois de ser salvo passei a amar a Bíblia. Em meus anos com os Irmãos Unidos adquiri um conhecimento bíblico considerável. / Por sete anos e meio reuni-me com uma assembleia muito rigorosa dos Irmãos Unidos. Nessa época ouvi muitas mensagens sobre os livros de Daniel e Apocalipse. (...). Sendo jovem zeloso por conhecimento, eu até ficava satisfeito com esse tipo de ensinamento. / Então em 1936, junto com outros, comecei a procurar as chamadas experiências Pentecostais, particularmente o falar em línguas. Por certo tempo fui ousado e categórico nessa questão. Entretanto, vim a perceber que nada se compara à experiência da Vida Interior na igreja, e desisti do meu envolvimento com as coisas Pentecostais. / Mais tarde encontrei o irmão Nee [Watchman Nee], alguém que conhecia tanto a Vida Interior como a igreja. Ele me ajudou a experimentar a Vida Interior e também a Vida da Igreja. / A experiência e a expressão podem ser diferentes, mas todos somos iguais no que diz respeito a receber o Espírito. Não importa como fomos levados ao Senhor, todos recebemos o Espírito como a benção do evangelho mediante o ouvir da fé. Witness Lee.


WATCHMAN NEE E WITNESS LEE
Watchman Nee e Witness Lee
Watchman Nee (1903-1972) e Witness Lee (1905-1997).

Enquanto buscava conhecer a Bíblia em sua completude, apareceu em sua cidade um periódico cristão chamado "A Estrela da Manhã".

Nesse periódico, Watchman Nee publicava diversos artigos sobre as verdades bíblicas. Assim, Witness Lee ficou cativado pelos escritos de Watchman.

Posteriormente, Witness Lee assinou a revista "O Cristão" de propriedade e responsabilidade de Watchman Nee. Nessa circunstância, eles começaram a dialogar através de correspondências. O primeiro contato pessoal ocorreu em 1932.

Quando Witness contatou pessoalmente Watchman Nee, o movimento Pentecostal estava muito forte no norte da China, nas reuniões as pessoas pulavam, davam gargalhadas e gritavam. Nesse período Witness Lee estava envolvido com o Pentecostalismo, no entanto, depois de diversas conversas com Nee, começou a desfrutar da manifestação da Vida Interior, deixando as manifestações exteriores do Pentecostalismo.

Assim, começou uma amizade que duraria 40 (quarenta) anos. Uma tarde, enquanto estava estudando, ele [Watchman Nee] veio ao meu quarto e jogou duas coleções de livros usados sobre a minha cama. Ele disse: 'Eis aqui alguns livros para você' e saiu imediatamente. Uma das coleções de livros eram os cinco volumes de Estudos Sobre a Palavra de Deus (Synopsis of the Books of the Bible), de John Nelson Darby; e a outra coleção eram os quatro volumes do New Testament for English Readers, de Henry Alford. Percebi que seu propósito ao dar-me aquelas duas coleções de livros era aperfeiçoar-me no conhecimento da Palavra de Deus. / Ele [Watchman Nee] adquiriu uma coleção de mais de três mil dos melhores livros cristãos, que incluíam livros sobre a história da igreja, biografias e autobiografias de cristãos proeminentes e as mensagens centrais e comentários de escritores espirituais. Aos vinte e três anos, seu quarto estava quase totalmente cheio de livros. Havia livros no chão e uma fileira de livros de cada lado de sua cama, deixando apenas um espaço estreito no meio para deitar-se.  Witness Lee.
Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Quando era jovem, lia livros sobre como ser vitorioso e santo e como orar. Por fim percebi que a maneira de ser vitorioso, santo e ter uma vida adequada de oração é estar no espírito [no espírito humano aonde o Espírito Santo habita nos regenerados]. (...). Não há necessidade de procurar métodos. Temos o único método: estar no espírito. A maneira adequada de ler a Bíblia é lê-la no espírito. A maneira de vencer o pecado, de lidar com nosso temperamento e derrotar Satanás é estar no espírito. Andar pelo Espírito é ter nossa vida diária em nosso espírito. / ... o Senhor nos mostrou que Ele não deseja que simplesmente vivamos em Sua presença, e, sim, que vivamos Cristo sendo um só espírito com o Senhor - 1ª Coríntios 6:17: 'Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.'. Muitos anos atrás recebi muita ajuda do conhecido livro do Irmão Lawrence, A Prática da Presença de Deus. Quando jovem, eu amava muito esse livro. Witness Lee.

Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Sempre que relembro meu passado, adoro ao Senhor. Ao ponderar sobre minha juventude, às vezes choro perante Ele. Como Lhe agradeço por me ter feito nascer exatamente na época e no lugar certo, há mais de setenta e quatro anos num vilarejo na China... / Como sou-Lhe grato por ter feito que eu fosse concebido no ventre de uma pessoa que estava no cristianismo, embora não fosse salva na época. Dessa maneira Ele [Deus] fez que eu nascesse no cristianismo, começando Seu chamamento separando-me desde o ventre materno. Um dia, em 1925, Seu chamamento foi cumprido plenamente quando cri no Senhor Jesus. Witness Lee.
Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
Depois de nos mudarmos para Taiwan e começarmos a trabalhar lá, enfatizei para os santos [crentes] que, segundo nossa experiência na China continental, seria melhor (...) simplesmente pregar o evangelho aos incrédulos. Por anos pregamos o evangelho intrepidamente, inundando as cidades com folhetos e cartazes. Após seis anos, nosso número cresceu de menos de quinhentos [500] para mais de vinte mil [20.000]. Witness Lee.

O Ministério Restauracionista liderado por Witness Lee conquistou todos os continentes. Saiu de Taiwan e alcançou a Malásia, Indonésia, Manila, Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, México, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Alemanha, Nigéria, Gana e Brasil.

O seu ministério continuou crescendo, mesmo depois de sua morte. Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo partilham das mesmas convicções de Witness Lee, principalmente, sobre os posicionamentos da Vida Interior e do Desfrute de Cristo. Milhares de cristãos seguem os princípios Restauracionistas acerca do Cristianismo e da Vida da Igreja. Seus escritos influenciam milhares de grupos livres não denominacionais e muitos líderes denominacionais em todo o mundo.

Revolta dos Boxers
Levante dos Boxers (1899-1900).
Também conhecido como Revolta ou Guerra dos Boxers.
Durante a Rebelião dos Boxers na China centenas de cristãos foram martirizados. Um dia em Pequim, a antiga capital da China, os boxers estavam marchando na rua. Sentada na traseira de uma carroça estava uma jovem cristã sendo levada para ser executada. Estava rodeada pelo executores com espadas nas mãos. A atmosfera era aterradora, cheia dos gritos dos boxers. Entretanto, a face dela brilhava, enquanto cantava hinos de louvor ao Senhor. As lojas estavam fechadas por causa do tumulto. Contudo um jovem observava a cena através de uma fenda na frente de uma loja. Profundamente impressionado com a face brilhante da jovem, sua felicidade e seus hinos de louvor, ele decidiu nesse momento que iria descobrir a verdade sobre a fé cristã. Mais tarde ele de fato conheceu a verdade e tornou-se cristão. Por fim desistiu do seu negócio e tornou-se pregador. Um dia, quando visitava a cidade onde eu morava, contou-me a história de como se tornara cristão. / Experimentei essa benção do Espírito quando fui aprisionado pelo exército invasor japonês na Segunda Guerra Mundial. Diariamente, por trinta dias, fui submetido a provas e torturado. Contudo, em meio ao meu sofrimento, tinha um doce desfrute do Senhor. Como eu desfrutava a benção do Espírito! O Senhor era tão real e próximo. / Como pode haver paz entre as nações quando seus representantes mentem e fazem jogo político? Na igreja, a embaixada terrena do reino celestial, não deve haver política. /  ...a liderança na igreja não é organizacional nem perpétua, e, sim, espiritual, e muda conforme a condição espiritual dos líderes. / Após a Segunda Guerra Mundial, meu desejo era permanecer no norte da China. Entretanto, foi necessário que me mudasse primeiro para o sul, e depois para Taiwan. Embora minha intenção fosse ir para o norte, o Senhor me guiou para o sul. Mais tarde fui guiado pelo Espírito a vir para os Estados Unidos e permanecer aqui. Andar pelo Espírito dessa forma foi para mim uma verdadeira experiência do segundo tipo de andar [stoichéo], o andar para atingir o alvo de Deus. Witness Lee.

Quando Witness Lee ficou presou sob as torturas do exército invasor japonês, foi forçado a negar o evangelho de Jesus Cristo e deixar de ministrar pregações. Quando ele disse que continuaria a servir ao Senhor Jesus, os soldados retiraram sua comida e a água e disseram que quando ele sentisse fome e sede que pedisse ao seu Deus. Naquela situação horrível de torturas físicas, fome e sede, Witness Lee disse com todas as suas forças: "Óh! Senhor Jesus!". Essa experiência marcou profundamente sua vida, inclusive, alavancou suas pregações sobre "O Invocar o Nome do Senhor Jesus". Ele costumava dizer que naquela situação, invocar o Senhor trouxe gozo ao seu espírito humano e alívio aos sofrimentos físicos.




Witness Lee
Witness Lee.
(1905-1997)
SUAS PALAVRAS

Antes de ter uma visão da Pessoa viva [Jesus], eu guardava muitas tradições. Um dia, porém, aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim. Agora sei que essa Pessoa viva é a corporificação do Deus Triúno (...). Em meu espírito eu O desfruto, experimento, participo de Sua riquezas e O vivencio. Ser um cristão é ser ocupado com a Pessoa viva [Jesus], e não com religião. (...). Não quero nada relacionado com a religião, quero essa Pessoa viva. Qual você escolhe: a religião do homem ou a Pessoa viva do Filho de Deus? / Como diabo, o inimigo de Deus está envolvido com pecados, e, como Satanás, com o século mau [sistema  mundano], maligno. (...). Você consegue vencê-lo? Ele é sutil, escondendo-se sorrateiramente por trás dos pecados e do século maligno [sistema mundano]. Fora da crucificação de Cristo não há como lidar com pecados, atrás dos quais está oculto o diabo, nem com o século maligno [sistema mundano], atrás do qual se esconde Satanás. Cristo foi crucificado pelos nossos pecados para livrar-nos deste século maligno [sistema mundano]. Isso indica que somente Cristo pode salvar-nos do diabo e Satanás. Witness Lee.
Como cristãos, devemos ser conhecidos por invocar o nome do Senhor Jesus. Sabemos que essa era a marca dos cristãos no primeiro século, pois Saulo de Tarso recebeu autorização dos principais sacerdotes para prender todos os que invocavam o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor Jesus deve ser também uma marca dos cristãos hoje. / Contudo, muitas pessoas instruídas não se importam com tal prática simples, preferindo, em vez disso, fazer coisas muito mais complicadas. Alguns até mesmo nos criticam e difamam porque invocamos o nome do Senhor Jesus. Para eles, essa prática é uma forma de ladainha. Invocar o nome do Senhor não tem nada de ladainha; é uma prática totalmente de acordo com a Bíblia. Como precisamos invocar o Senhor Jesus para desfrutá-Lo como nossa graça e ter os dois tipos de andar [peripatéo e stoichéo] pelo Espírito! Eu os encorajo a respirar espiritualmente invocando o Senhor Jesus. Invocando o Senhor, nós O desfrutamos. Andemos, então, pelo Espírito no desfrute de Cristo no nosso espírito [humano]. Witness Lee.
Mestre Confúcio
Mestre Confúcio.
(551-479 a.C.).
Quando jovem, ouvi certa vez um missionário dizer que os ensinamentos da Bíblia e os de Confúcio são os mesmos. Disse-nos que Confúcio ensina honrar nossos pais, e a Bíblia também. Então encorajou-nos a aceitar o cristianismo, já que seus ensinamentos são os mesmos de Confúcio. Quando ouvi isso, disse comigo mesmo: 'Se isso for verdade, por que devemos aceitar o cristianismo quando já temos os ensinamentos de Confúcio e os da Bíblia são os mesmos! / Alguns filósofos antigos, como Confúcio, escreveram alguns textos considerados importantes. Contudo, não há comparações entre o melhor desses textos e os escritos por Paulo. Como alguém familiarizado com as obras de Confúcio, posso testificar que comparar seus escritos com as Epístolas de Paulo é como comparar barro com ouro. / Os ensinamentos éticos de Confúcio podem aperfeiçoar o comportamento das pessoas, mas não conseguem reconstituir ninguém. Mas quando nosso alvo é o Deus Triúno e andamos pelo Espírito todo-inclusivo que dá vida [Todo-inclusivo = Obra Completa de Jesus Cristo + Vontade Eterna de Deus-Pai + ministração através do e no Espírito Santo], esse Espírito dispensa-nos o elemento divino e reconstitui-nos d'Ele. / Há grande diferença entre ter um viver de criatura de Deus e de filho de Deus. Por exemplo, tanto a Bíblia como Confúcio ensinam a submissão. Mas o ensinamento de Confúcio sobre a submissão é meramente ético. O ensinamento da Bíblia sobre submissão está relacionado com o nosso viver como filhos de Deus. O ensinamento a respeito da submissão encontrado nos escritos clássicos de Confúcio ajuda-nos somente a viver como criaturas de Deus; nada tem a ver com viver como filhos de Deus. Não importa até que ponto um chinês consiga praticar a submissão de acordo com os ensinamentos de Confúcio; ele ainda viverá como criatura de Deus, e não como filho de Deus. / Em um de seus escritos, chamado 'O Aprendizado Mais Elevado', Confúcio fala de desenvolver e cultivar a 'brilhante virtude'. Para ele, o ponto mais elevado na ética era cultivar essa virtude. Entretanto, não importa o quanto consigamos desenvolvê-la segundo os ensinamentos de Confúcio, ainda somos criaturas de Deus. / O que Confúcio chamou de 'brilhante virtude' é na verdade a consciência. Assim, desenvolver a 'brilhante virtude' é desenvolver a consciência. Mas mesmo que alguém desenvolva a consciência até atingir altíssimo nível, ainda será mera criatura de Deus, pois não tem a vida divina. Mas nós, que cremos em Cristo, temos a vida e a natureza divinas. Agora que somos filhos de Deus, nosso alvo não deve ser apenas desenvolver nossa 'brilhante virtude'; fazer isso é apenas aperfeiçoar o viver como criaturas de Deus. Em vez de nos ensinar a aperfeiçoar o viver como criaturas, a Bíblia nos exorta a viver como filhos de Deus. Witness Lee.

Witness Lee
Igreja em Taipei.
Esquerda. Witness Lee.
Direita: Austin-Sparks.
T. Austin-Sparks era um jovem cooperador de Jesse Penn-Lewis. Como tal, ele era um pastor moderno. Ele ouviu a pregação dela e foi salvo, e a seguir tornou-se seu aprendiz. Nos últimos dois séculos, nenhum escrito sobre a Vida Interior jamais atingiu nível tão elevado como os de Austin-Sparks. Embora seja honesto em dizer isso, na época eu não concordava totalmente com ele sobre a Vida da Igreja. (...). Embora não concordássemos um com o outro, admito que seus escritos sobre Vida Interior eram excelentes. Witness Lee.
O cristianismo está na Terra há quase dois mil anos. Milhões foram salvos e milhares tornaram-se gigantes servindo o Senhor, incluindo John Wycliffe, os Reformadores entre os quais estavam Martinho LuteroMadame GuyonPadre Fenolon, irmão LawrenceZinzendorfJohn e Charles WesleyGeorge WhitefieldJonathan Edwards e os mestres dos Irmãos Unidos, entre os quais estavam J.N. DarbyWilliam Kelly e C.H. Mackintosh. Os Irmãos Unidos foram especialmente poderosos. Eles quase saturaram toda a terra com as verdades que haviam visto na Palavra. Então houve Charles SpurgeonG. Campbell MorganS.D. GordonA.J. GordonAndrew MurrayCharles FinneyD.L. MoodyA.B. SimpsonWatchman Nee e hoje há Billy Graham. / Depois de Andrew Murray, o Senhor levantou Jesse Penn-Lewis, que recebeu ajuda de Andrew Murray. Os escritos da Sra. Penn-Lewis versavam totalmente sobre a morte subjetiva de Cristo. (...). A Sra. Penn-Lewis se associou com o líder do reavivamento do País de Gales, Evan Roberts. Esse reavivamento (1904-1906) foi prevalecente a tal ponto que se alguém desejasse pregar o evangelho, poderia quase que não encontrar ninguém que ainda não tivesse sido salvo lá. (...). A Sra. Penn-Lewis considerava que as práticas do Pentecostalismo ligadas com o Poder Latente da Alma eram relacionadas com os demônios. (...). Um dos presbíteros em Taiwan, antes de ser salvo, era um dos maiores especialistas em praticar o Poder Latente da Alma. Enquanto permanecia numa cidade, ele era capaz de, pelo Poder Latente da Alma, visitar outra cidade. Também tinha visões sobrenaturais. Ele nos relatou em detalhes muitas de suas experiências. / William Law, Andrew Murray, Sra. Penn-Lewis e T. Austin-Sparks experimentaram o Senhor e se tornaram os mais proeminentes no movimento da Vida Interior. Muitos mestres entre os Irmãos Unidos, tais como John Nelson Darby, C.H. Mackintosh e William Kelly, produziram escritos não só cheios de conhecimento, mas também de poder e vida. Ninguém pode negar isso. Há apenas cento e trinta anos, por volta de 1850, o movimento dos Irmãos Unidos tornou-se muito prevalecente por toda a Europa e atingiu a América Central. D.M Panton disse que o movimento dos Irmãos Unidos foi muito mais forte do que a Reforma. A única diferença foi que a Reforma propagou-se muito, enquanto o movimento dos Irmãos Unidos procurava ocultar-se. (...). Naquela época, também houve grandes expositores da Bíblia, tais como G. Campbell Morgan, A.J. Gordon e S.D. Gordon. (...). Charles Spurgeon, o grande evangelista da Inglaterra, Charles Finney, D.L. Moody e Jonathan Edwards nos Estados Unidos, estão entre os outros gigantes na história da igreja que nunca praticaram as coisas Pentecostais. (...). As mensagens de Moody baseavam-se principalmente no ensinamento dos Irmãos Unidos, introduzidos na teologia americana pelo Dr. C.I. Scofield. (...). O primeiro ponto bom dessa teologia [Irmãos Unidos] é que ela abre a Bíblia inteira de maneira geral. (...). Em segundo lugar, os Irmãos Unidos abriram os tipos e prefigurações. Tipologia era um tema favorito entre os mestres dos Irmãos. (...). Terceiro, eles abriram as profecias. Foram eles que enfatizaram que para compreender as profecias na Bíblia, é preciso atentar a duas coisas: a grande imagem em Daniel 2, que governa o mundo gentio, desde a Babilônia até os dez reinos sob o anticristo emergente, e as setenta semanas em Daniel 9. Esses dois itens são os princípios governantes e básicos na compreensão e explicação das profecias. G.H. Pember, Robert Govett e D.M. Panton, todos seguiram esse princípio. Quarto, eles abriram a Bíblia em dispensações. Foram eles que começaram a ver a economia de Deus, embora não usassem esse termo. (...). A Teologia Reformada nega as Dispensações, mas o ensinamento dos Irmãos as enfatiza bastante. Witness Lee.
Arminianismo x Calvinismo
Arminianismo x Calvinismo.
Reino? = Dispensacionalismo.
Hoje [1985], no norte dos Estados Unidos, a Teologia Reformada é muito prevalecente. Ela é renomada pela postura com base na predestinação e eleição eternas de Deus. É o Calvinismo que afirma que uma vez salvo, salvo para sempre, porque Deus nos elegeu e predestinou para salvação eterna. Entretanto, o Calvinismo negligenciou a Responsabilidade do Homem. Por causa disso, o Arminianismo se espalhou em oposição, afirmando que mesmo salvo, ainda se pode perecer. Eles são categóricos do lado da responsabilidade do homem (...). Todos os versículos que citam para mostrar que se pode perecer depois de salvo não se referem à perdição eterna, mas à Punição Dispensacional do Reino. O reino nunca foi visto, nem pelos Calvinistas nem pelos Arminianos. Foi visto, entretanto, pelo Sr. Govett e Sr. Panton, que ajudaram a desenvolver os ensinamentos apropriados. G.H. Lang, um mestre dos Irmãos Unidos, também adotou a mesma linha. / Agora há a linha do Calvinismo, a do Arminianismo e a do Reino [Dispensacionalista]. Adotamos a última linha porque sem ela, não há reconciliação entre a eleição de Deus e a responsabilidade do homem. Está totalmente correto que Deus nos tenha escolhido e até mesmo predestinado para a salvação eterna. Depois de salvos, entretanto, precisamos assumir alguma responsabilidade mediante Sua graça suficiente e nossa cooperação com Ele por meio do desfrute da graça. / Entre o Calvinismo e o Arminianismo, há o ensinamento do Reino [Dispensacionalismo] a respeito da recompensa ou galardão para os fiéis e a punição ou disciplina para os infiéis. Witness Lee.
Billy Graham
Billy Graham.
Se me perguntarem: 'Sem as reuniões grandes como vamos aumentar?'. Nos anos sessenta quando vim para este país [Estados Unidos] o evangelista Dr. Billy Graham promovia reuniões dos pequenos grupos. Ele sabia que muitos dos que foram atraídos pelo evangelho se espalhariam para as denominações e com o tempo se esfriariam; então ele animou as pessoas a formarem pequenos grupos para terem estudos bíblicos e para orarem juntas. O que ele promoveu era o mesmo princípio do assunto a qual estamos falando. Ainda que milhares de pessoas sejam atraídas, sem os pequenos grupos, quantos delas permaneceriam? Não há outro modo. Witness Lee.

Living Stream Ministry
Conferências atuais.
Living Stream Ministry - LSM.
http://www.lsm.org/
Witness Lee partiu para o Senhor em 1997, mas Deus continua abençoando o seu legado através dos abundantes escritos de sua autoria.

Os crentes em Jesus reunidos e beneficiados através do seu ministério continuam sendo supridos em Vida, principalmente, através do Living Stream Ministry - LSM que divulga os escritos de Watchman Nee e Witness Lee.

Prezados leitores, podemos divergir doutrinaria e teologicamente, mas jamais devemos executar juízo sobre os servos do Senhor, muito menos proferir acusações sobre quaisquer movimentos ou denominações, mesmo aqueles que são Restauracionistas acerca da Vida da Igreja. No mínimo, precisamos ler "100 livros" de autoria daquele que estamos julgando ou reunirmos durante "3 anos" com aqueles que estamos discordando.

Não chamemos de Heresia, aquilo que não conhecemos, pois Deus não divide o Seu trono de juízo com ninguém. Somos livres para frequentarmos quaisquer lugares que professam a Triunidade de Deus (Pai, Filho e Espírito), as naturezas de Jesus Cristo como Deus Completo e Homem Perfeito, e que reconheçam a Bíblia como livro inspirado pelo Espírito Santo, inerrante expressão da Verdade e regra de Fé e prática.

Muitas incompreensões acerca do ministério de Witness Lee são decorrentes da sua característica de escrita, ou seja, em praticamente todos os livros de sua autoria existe o uso exagerado de "hipérbole" ou "auxese", a saber, "demasia propositada num conceito" ou, simplificando, "expressão de uma ideia de forma exagerada". Também existe a intensidade no uso de "alegorias", o que prejudica a literalidade contextual da porção bíblica, no entanto, não identificamos ideias contrárias ao núcleo essencial da Fé Cristã Ortodoxa. Concluímos que a "figura de linguagem" não pode ser considerada para o enquadramento de um Movimento como Heresia. O apóstolo Paulo escrevia de maneira peculiar e Pedro apontava dificuldades para analisar os textos paulinos (2ª Pedro 3:14-16). Os escritos de Paulo começaram a soar ideias familiares através de Aurelius Augustinus (354-430), também conhecido como Santo Agostinho, considerado pelos Calvinistas e Luteranos como o Pai Teólogo da Reforma Protestante.

Este Blog Histórico InterdenominacionalMORGADO, UM CRISTÃO!, está fundamentado em Cristo Jesus e sua bandeira é Romanos 14:4a "Quem és tu que julgas o servo alheio?".

1ª Coríntios 3:12-13 - "Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.". Nosso juízo (fogo) não serve, então deixemos para o juízo (fogo) de Deus.

Por oportuno, ressaltamos que a majestosa Palavra do Senhor também traz equilíbrio para a postura cristã, ou seja, devemos provar se os espíritos são de Deus (1ª João 4:1), analisando as palavras proferidas (1ª Coríntios 14:29), retendo o que é bom (1ª Tessalonicenses 5:21), adotando postura prudente e diligente com aqueles que carregam títulos ou funções de enviados (Apocalipse 2:2), demonstrando a melhor das características, a saber, a nobreza dos Bereanos (Atos 17:11), mas jamais devemos utilizar como critérios as questões secundárias e periféricas da Fé Cristã, afinal, o Corpo de Cristo foi mutilado pelas contendas doutrinárias que a História demonstrou ser de menor valor, pois não eram pertencentes ao núcleo essencial da Vida da Igreja que é transmitido de geração em geração através da Bíblia.

Enfatizamos que a comunhão entre os crentes, necessariamente, deve ser fundamentada pelo nascimento do Alto com a regeneração pelo Espírito, plantando as raízes no precioso sangue de Jesus e no Seu nome, lutando pela centralidade do Evangelho da Cruz, pois quando buscamos a comunhão dos santos mediante Visões Ministeriais, agravamos as contendas e divisões entre cristãos, nutrindo as piores das sementes, a saber, o Exclusivismo e o Isolacionismo no Corpo de Cristo. Por outro lado, a Unidade dos salvos nesta Terra, não produzirá Uniformismo e jamais culminará no pensamento perigoso do Universalismo.


FONTE:

Livro: Biografia de Watchman Nee - O testemunho de um homem que viu a revelação divina nesta era.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 350.

Livro: Dora Yu e o Reavivamento Cristão do século XX na China.
Autor: Silas H. Wu.
Publicado por Pishon River Publications. (U.S.A.).
Editado e produzido por Editora Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 261.

Livro: A Prática da Restauração do Senhor.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 170.

Livro: Comunhão Acerca do Mover Atual do Senhor.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 176.

Livro: A Experiência de Cristo como Vida para a Edificação da Igreja.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 157.

Livro: O Ministério Celestial de Cristo.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 102.

Livro: Estudo-Vida de Gálatas.
Autor: Witness Lee.
Editora: Árvore da Vida. (Brasil).
Páginas: 433.

Mensagens sobre reuniões em casa.
Anaheim, Califórnia. Agosto e Setembro de 1985.
Título: "O presente mover do Senhor".

Vídeos no You Tube.

Living Stream Ministry - LSM http://www.lsm.org/.

17 comentários:

  1. Amém irmão, gostei desse artigo. Meu nome é Alzemendes e reúno no que é conhecido como Igreja Local, e posso dizer que muitas pessoas que falam algo contra a igreja, não tem clareza sobre o que pregamos e vivemos. No que diz respeito ao irmão Witness Lee é a mesma coisa, Muitos não entendem seu modo de falar e seus livros e por isso falam mal do que não sabem. Tenho percebido, amado irmão ( escritor do blog), que muitos que falavam contra o irmão Witness Lee, nunca tinha lido sequer um livro dele. e ainda hoje, muitos do que falam mal da igreja, nunca participaram de nossas reuniões,nossas conferencias, ou leram algum livro nosso.

    Te peço, irmão, se tiver tempo, visite nosso blog: www.sementereino.blogspot.com estaremos seguindo seu blog.

    Jesus é nosso Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!!!

      Parabéns pelo trabalho desenvolvido através do vosso blog, principalmente, pelo campo histórico exposto com as biografias, abordando a história do irmão Dong, dos pioneiros da Restauração do Senhor, de líderes dos Irmãos Unidos, de Evangelicalistas como Moody, expositores bíblicos Batistas como Spurgeon, ícones do Movimento Vida Interior, dentre outros...

      Adicionei o seu link, no campo mensagens ao lado direito do blog.

      Excluir
    2. amém santo,fico feliz por ter gostado do nosso blog, estamos sempre abertos para termos comunhão com os irmãos, para ajudar e ser ajudado. Gostaria da sua permissão para pegar no seu blog a Biografia de Dora Yu.

      Grato!

      Excluir
    3. Tenha total liberdade para aproveitar os arquivos do seu interesse, mas reproduza as fontes de pesquisa que constam no final dos arquivos, por causa das regras autorais.

      No caso do arquivo Dora Yu, as fontes são da literatura da editora Árvore da Vida, os livros estão descritos no final do arquivo.

      Também coloque a referência ao nosso Blog: MORGADO, UM CRISTÃO!

      Amém!!! Em Cristo!!!!

      Excluir
  2. O melhor resumo que eu já encontrei na internet sobre Witness Lee, feito por um não-localista. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pelo seu depoimento e destacamos que o Corpo de Cristo é multiforme em Sabedoria, e nós precisamos reconhecer a porção de Cristo existente nos irmãos, discernindo o que nasce da sabedoria humana e o que surge na Sabedoria de Deus, rejeitando o fardo do institucionalismo e o descomprometimento de muitos adenominacionais. Em Cristo!!!

      Excluir
  3. GOSTEI MUITO DOS ARTIGOS QUE O SENHOR CONTINUE A TE ABENCOAR IRMAO.

    ResponderExcluir
  4. velho, na moral... é dificil achar um Blog como esse, que conta as historias dos outros irmãos como por exemplo o irmão Witness Lee, sem taxa-los de hereges... sou duma Igreja em Células e amo de paixão a Historia da Igreja que foi e é a cada dia escrita com o sangue de meus irmãos, que nada mais nada menos seguem o exemplo de nosso Senhor...
    toda vez que quero ler alguma biografia, leio aqui, pois este blog é de total confiança... que o Senhor abençoe muito irmão Morgado e que "O Senhor seja com teu espírito."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!!!!

      Louvado seja o Senhor pelo seu encorajamento e que Deus continue abençoando o propósito deste Blog, a saber, expressar a beleza do Corpo de Cristo encabeçado pelo Senhor Jesus, sem quaisquer partidarismos...

      Excluir
  5. Ótimo texto! Estou lendo os estudos-vida do Witness Lee e a visão que ele teve da Economia (Administração) de Deus é extraordinária. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvamos ao Senhor pelos homens-dons que Ele dispensou ao Corpo de Cristo.

      Agradecemos ao Deus Soberano que nos entregou tais presentes, vistos dentre os Pais da Igreja, nos Reformadores, entre os Puritanos, nos Avivalistas, presenciados nas épocas das Missões, nos Irmãos Unidos, e também dentre os Restauracionistas, como o irmão Witness Lee.

      Soli Deo gloria!!!

      Excluir
  6. Irmão Morgado, você poderia citar nomes de outros restauracionistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias classificações de Restauracionistas, por exemplo, os Adventistas procuram restaurar os princípios sabáticos seguindo linhas que não concordamos.

      Mas na biografia em tela, Witness Lee foi enquadrado como um Restauracionista da Vida da Igreja, no entanto, em seu ministério ele apresentou um pouco de exclusivismo, característica que rejeitamos, porém, geralmente os seus escritos são muito bons.

      O Movimento dos Irmãos Unidos também seguiram essa linha Restauracionista dos princípios da Igreja. Watchman Nee também pode ser considerado um Restauracionista Eclesiástico.

      Também temos alguns recentes como Stephen Kaung e Frank Viola.

      Austin-Sparks também pode ser enquadrado nessa categoria, no entanto, o seu foco evidente é a Vida Interior, legado que herdou de Jessie Penn-Lewis.

      Na atualidade, temos visto o surgimento do Restauracionismo Orgânico, que valoriza principalmente o crescimento em Vida. Creio que Jamê Nobre, e agora Dong Yu Lan, estão seguindo essa vertente.

      Graça e Paz!!!

      Excluir
    2. Vejo que ainda não existe neste blog um artigo sobre a vida e a ora de Dong Yu Lan.

      Excluir
  7. Excelente artigo! Parabéns.

    Que o Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pelo encorajamento. Graça e Paz!!!

      Excluir