LOCALIZAR

TRANSLATE

Francis Wayland

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 16: Francis Wayland (1796-1865) foi um estadunidense Batista; Estudante de Medicina; Educador; Economista; Congregacionalista; e Pastor da Primeira Igreja Batista na América, na cidade de Providence.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Francis Wayland
Francis Wayland.
(1796-1865)
Francis Wayland nasceu em New York City. Estudou no Union College no ano de 1813 e depois cursou medicina na cidade de Troy, no Estado de Nova York, sob a responsabilidade do Dr. Ely Burritt formado no Williams College. O pai do Dr. Burritt era o Rev. Blackleach Burritt.

Wayland disse sobre seu antigo professor: "Dr. Ely Burritt era um homem de notáveis poderes lógicos, apaixonado por sua profissão, detentor de grande confiança. Ele estava à frente de sua profissão, era reconhecido como uma pessoa de caráter moral elevado na cidade de Troy e região".

Moses Stuart
Moses Stuart.
(1780-1852)
Dr. Wayland estudou medicina em Nova York até o ano de 1816, quando ingressou no Andover Theological Seminary, sendo grandemente influenciado por Moses Stuart, um americano estudioso da Bíblia e pastor da Igreja Congregacional de New Haven, também é chamado de Pai dos Estudos Exegéticos na América.

Moses Stuart contribuiu para a renovação do zelo missionário no estrangeiro. Dos 1.500 alunos que frequentaram suas aulas, 100 foram missionários no estrangeiro, dentre esses, citamos Adoniram Judson, Riggs Elias e William G. Schauffler.

Wayland escreveu textos sobre ética, economia e promoveu o sistema de escola livre (free school system) no estado de Rhode Island, principalmente na cidade de Providence no ano de 1828.

Roger Williams
Roger Williams.
(1603-1683)
Providence é a capital do estado norte-americano de Rhode Island. Foi fundada em 1636 pelo inglês Roger Williams, teólogo batista, notável defensor da tolerância religiosa, bem como grande defensor da separação entre Igreja e Estado, além de ser defensor de relações justas com os nativos americanos. Frequentemente é creditado ao inglês Roger Williams a origem da Primeira Igreja Batista na América.

Francis Wayland foi presidente da Brown University. Durante a sua gestão, gradualmente construiu a faculdade, melhorando a disciplina acadêmica, constituiu uma biblioteca e promoveu estudos científicos nos lugares mais proeminentes. Também promoveu ideais educativos fora da faculdade. Seus pensamentos sobre o sistema escolar nos Estados Unidos (1842) e seu relatório para a Corporation of Brown University (1850), apontaram o caminho para as reformas educacionais, principalmente para a introdução de cursos industriais.

Primeira Igreja Batista em Providence
Primeira Igreja Batista.
Cidade de Providence, EUA.
No ano de 1825, Francis Wayland participou da fundação do Newton Theological Institution.

Foi um dos defensores da causa de temperança e anti-escravidão. Durante muitos anos foi inspetor da prisão estadual e conselheiro da prisão de Providence, bem como presidente da Sociedade de Disciplina Prisional (Prison Discipline Society). Foi ativo nas reformas prisionais e nas instituições locais de caridade. Ele foi um dos líderes do "law and order" durante a Rebelião de Dorr (Dorr Rebellion) no ano de 1842.

Em Washington DC, foi criado o Wayland Seminary, escola do Instituto Nacional Teológico que foi criado no início de 1865 pela American Baptist Home Mission Society, objetivando principalmente a educação e a formação dos ex-escravos para ingressar no ministério. No ano de 1899, Wayland Seminary foi fundido com a instituição irmã Richmond Theological Seminary formando a atual Virginia Union University, em Richmond.

Primeira Igreja Batista em Providence
Primeira Igreja Batista.
Cidade de Providence, EUA.
Em 1855, renunciou a presidência da Brown University e ingressou no pastorado da histórica Primeira Igreja Batista na América, em Providence. Como pastor, ficou conhecido pelos poderosos sermões que traziam os ouvintes ao arrependimento e à conversão.

Sempre foi zeloso com os seminários e durante toda a sua vida impediu que os seminários fossem usados somente para ministrar conhecimento teológico e literatura elegante, o que negligenciaria a formação de pregadores do evangelho. Ministrava sermões e adoração aos alunos, sempre convidando aqueles que não eram salvos para aceitarem Jesus Cristo.

Considerava que o verdadeiro pregador do evangelho não é formado em cadeiras de escolas e seminários, mas através dos dons e mediante a convocação de Deus em Cristo Jesus.

Wayland durante muito tempo promoveu o desenvolvimento das bibliotecas e suas doações para o Estado de Massachusetts no ano de 1851 propiciaram a criação de uma biblioteca pública e foi um catalisador para a legislação estadual, permitindo o estabelecimento de novas bibliotecas em diversas cidades.

Francis Wayland foi vividamente lembrado por membros da comunidade intelectual, incluindo Charles T. Congdon e James Burrill Angell que era um educador, administrador escolar e diplomata. Todos estão cotados na Enciclopédia Brunoniana.

A sociedade prestou várias homenagens para esse servo de Deus, importante para a igreja e útil para a coletividade civil. No Estado de Massachusetts foi fundada a cidade de Wayland. Também em Washington DC, foi criado o Wayland Seminary que depois foi transformado na Virginia Union University, em Richmond. A Universidade de Keio, em Tóquio, no Japão, instituiu o dia Wayland, considerando que os seus escritos foram influentes sobre o fundador da mais antiga universidade do Japão.

Seu filho Francis Wayland III (1826-1904) estudou na Brown University em 1846 e cursou Direito na Universidade de Harvard. Em 1864 foi juiz de paz no Estado de Connecticut e tenente-governador (vice-governador) no Estado de Connecticut no ano de 1870. Foi professor na Faculdade de Direito de Yale, assumindo a reitoria no período de 1873-1903.

Dois anos depois da morte de Francis Wayland, seus filhos Lincoln Hemã e Francis Wayland III publicaram o livro: "A Vida e Obra de Francis Wayland" ("The Life and Labors of Francis Wayland"), 2 vols., New York, 1867.

No último sermão público ministrado pelo pastor Francis Wayland, poucos dias antes de falecer, ele pediu aos ouvintes que aceitassem a Jesus e encorajou todos a serem fiéis seguidores de Cristo. Depois de muita oração e intercessão, quando estavam voltando para a casa, comentou com o homem que o acompanhava: "não oramos o suficiente".


Nenhum comentário:

Postar um comentário