LOCALIZAR

Carregando...

TRANSLATE

Edward Dennett

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 12: Edward Dennett (1831-1914) foi um britânico Membro da Igreja Anglicana; Pregador do Movimento Batista na Inglaterra; Escritor; Editor; Dispensacionalista; Líder Adenominacional do Movimento Irmãos Unidos, também conhecido como Irmãos de Plymouth, Assembleia dos Irmãos em Portugal, Casa de Oração no Brasil, ou simplesmente Os Irmãos.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Edward Dennett
Edward Dennett.
(1831-1914)
Edward Dennett nasceu em 1831 em Bembridge na ilha de Wight. Durante sua adolescência e juventude frequentou a Igreja Anglicana. Posteriormente, movido por suas convicções, ele ingressou no movimento Batista na Inglaterra, inclusive, foi vocacionado como pregador dessa denominação, atuando e ministrando em diversos lugares.

Ele era filho de pais pertencentes à Igreja Anglicana, inclusive um dos membros dessa igreja foi o responsável pela sua conversão ao Senhor Jesus.

Dennett ficou muito conhecido através dos seus conflitos teológicos com o movimento "Irmãos Unidos", inclusive, publicou alguns livretes para combater o movimento dos Irmãos. Contudo, depois da publicação dos seus livretes ficou com dúvidas acerca do seu posicionamento.

Bembridge na Inglaterra
Cidade de Bembridge, Inglaterra.
Em 1872, ficou seriamente doente, mas permaneceu exercendo suas atividades eclesiásticas até que no ano de 1873 enfrentou um colapso físico. Visando estabelecer sua saúde passou 13 meses em Veytaux, uma localidade na Suíça francesa.

Na Suíça francesa desfrutou tranquilidade em Deus, bem como buscou meditar profundamente na Palavra Sagrada, inclusive, nessa oportunidade conheceu muitos cristãos que moravam na mesma pensão, os quais foram de grande ajuda. Nessa circunstância estudou melhor o movimento "Irmãos Unidos", bem como os seus princípios acerca das reuniões no nome do Senhor Jesus.

William Kelly
William Kelly.
(1821-1906)
Depois que regressou para a Inglaterra em 1874, comunicou a sua congregação Batista que mudara suas convicções, assim terminou sua carreira como pregador oficial.

Então escreveu um carta para William Kelly e o avisou sobre sua decisão, bem como lamentou a publicação de material contra o movimento dos Irmãos. Assim como aconteceu com SauloO Perseguidor da Igreja, Edward Dennett o combatente do movimento dos Irmãos agora seria um dos seus escritores e pregadores.

Essas experiências iniciais com o movimento "Irmãos Unidos" foram relatadas no seu livrete "The Steps I Have Taken" (Os passos que tomei).

G.V. Wigram
George Vicesimus Wigram.
(1805-1879)
Edward Dennett foi um escritor bastante dotado, deixando muitos livros valiosos, destacando os seguintes: "The Typical Teachings of Exodus" (Os Ensinos Tipológicos de Êxodo); "Exposition of the Book of Nehemiah" (Exposição do Livro de Neemias); "Exposition of the Book of Ezra" (Exposição do Livro de Esdras); "Zechariah and Malachi" (Zacarias e Malaquias); e "The Visions of John in Patmos" (As Visões de João em Patmos).

Também foi editor da revista "The Christian Friend" (O Amigo Cristão) e editou vários escritos de George Vicesimus Wigram.

Edward viajou principalmente pela Inglaterra, Irlanda e Escócia, objetivando a edificação das assembleias dos Irmãos com o seu ministério pastoral e doutrinário. Também visitou a Suécia, Noruega e América do Norte.

No ano de 1914, Edward Dennett, depois de uma breve enfermidade faleceu em Croydon. O nobre irmão em Cristo, assim como tantos outros servos e servas concluiu sua carreira, combateu o bom combate e guardou a sua fé.


FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil).
Páginas: 175.

JohnDarby.org.

Plymouth Brethren.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário